Ao volante do novo Volvo XC40
Recentemente tivemos a oportunidade de testar o novo baby-SUV da Volvo, o XC40, e se pudéssemos escolher apenas uma palavra para descrever este fantástico carro, essa palavra seria: conforto.
O XC40 é o mais pequeno da gama SUV da Volvo e o mais recente também, tendo sido lançado pouco depois do XC60, com ambos a receber os mais importantes prémios internacionais de carro do ano – XC60 World Car of the Year e o XC40 European Car of the Year. Os dois principais prémios para a Volvo deve querer dizer que eles estão a fazer qualquer coisa bem, e estão: criam carros onde realmente se quer estar.
E esta ideia acaba por ser o grande destaque, pois pode não ser o mais barato – começa nos 36 mil euros mas pode chegar aos 67 mil euros com o D4 AWD e uma boa dose de extras – mas é com certeza aquele em que se está melhor. Até com umas jantes de 20 polegadas o carro é confortável.
No exterior o XC40 consegue ultrapassar uma das principais barreiras do design automóvel moderno: ser jovem e moderno sem ser demasiado desportivo. As duas cores externas dão um ar moderno, mas mantendo sempre um certo requinte. Na verdade consegue atrair qualquer geração e género.
Mas se o exterior é bonito, o interior não fica nada atrás. Bonito, espaçoso e funcional.
A mala é bastante grande e prática: a chapeleira pode ser colocada no fundo falso da mala, os bancos podem ser rebatidos com um simples botão, e há até uns ganchos para transportar sacos de compras.
Se acham que a ideia dos sacos de compras é boa esperem até ver como é que a volvo arranjou espaço nas portas: o sistema de som da harman / kardon funciona com um sub-woofer gigante atrás do tablier envia som para várias colunas pequenas espalhadas pelo carro, libertando assim espaço que iria ser ocupado por colunas gigantes nas portas.
Esta versão que testamos estava carregada de extras, sistemas de segurança e ajudas à condução. Resumindo, o carro praticamente conduz sozinho, estaciona sozinho e evita acidentes. Se nos seguem no Instagram provavelmente já terão visto este vídeo do XC40 a entrar e a sair do estacionamento sozinho:
Mas passemos à parte mais interessante: a condução.
Todos estes fatores que mencionamos até agora contribuem para um prazer de condução fora de série, especialmente o conforto de condução. Foi o primeiro carro que conduzimos em que o nosso modo preferido de condução era o modo Económico, um fator curioso uma vez que nenhum de nós realmente é fã de condução económica, mas na verdade era o modo mais relaxante em que a caixa tinha passagens mais suaves e o motor reagia mais naturalmente. É um daqueles carros em que não apetece acelerar, só apetece desfrutar do conforto que o carro nos transmite.
Em suma: a Volvo criou um carro que é tudo aquilo que um carro destes deve ser: bem construído, espaçoso, utilitário e confortável.
Se quiserem saber algumas curiosidades sobre a Volvo, fiquem aqui com o nosso vídeo onde para além de todas estas informações, têm também algumas curiosidades sobre a Volvo.
There are no comments yet
Why not be the first