Mercedes vs BMW – A Batalha das 4 portas
Não é novidade nenhuma que BMW e Mercedes andam picadas há anos. Também não é novidade que ambas têm as suas respetivas sub-marcas desportivas – M e AMG. O que era novidade até agora eram estes “coupé” que foram apresentados em Genebra. Aqui no Histórias as opiniões dividem-se quanto a esta nova moda de pôr 4 portas num coupé, basicamente foi o mesmo que chamar limousine a um VW Carocha. (esta história fica para ser explicada numa próxima)
Mas vamos por partes:
A Mercedes-AMG lançou uma versão 4 portas do seu Mercedes-AMG GT e chamou-lhe Mercedes-AMG GT 4-Door Coupé, um nome bastante original sem dúvida. Mas picuinhices à parte, estamos a falar de um 4 portas com potências que variam entre os 435cv no 6 cilindros do 53AMG e os 640cv no V8 da versão 63AMG S. Há ainda pelo meio a versão V8 de 585cv batizada 63AMG. Vamos só repetir uma coisa: 640 cavalos num carro de 4 portas. E que pode levar 2 ou 3 pessoas atrás, dependo da forma como o quiserem configurar.
Mas então qual é a diferença entre este e um CLS?!
A grande diferença é que enquanto o CLS, e praticamente todos os outros modelos, são carros da Mercedes que levam um tratamento AMG, este é mesmo um AMG de raiz, tal como o GT. Para além disso, o CLS não tem uma versão 63AMG, ainda que vá partilhar o motor 53AMG com o seu primo-gémeo. Aqui a ideia é que possam ter mais por onde escolher, e podem já começar a pensar nisso porque o lançamento para vendas é já este verão. Levar os miúdos à escola nunca foi tão rápido…
Como havia já muitos rumores deste lançamento, a BMW decidiu que não podia ficar atrás e assim sem ninguém contar roubou as atenções de toda a gente e deitou cá para fora o concept M8 Grand Coupé. Basicamente para dizer: “Hey, não gastem já o dinheiro do folar num Mercedes, nós temos aqui um igual e mais agressivo!”
Depois de já terem sido mostradas oficialmente algumas imagens do novo M8 camuflado e de já se conhecer a versão GTE com que o piloto português António Félix da Costa corre, era de esperar que em Genebra fosse dado a conhecer o novo M8 na sua versão normal. Era também esperado o novo Z4. Nada disto aconteceu! Em vez disso, a BMW surge com um concept do M8 na versão Grand Coupé, que é o seu nome para os coupé de 4 portas. Claramente uma tentativa de fazer frente à sua rival sem ofuscar os outros possíveis lançamentos. Ficaram assim adiados os lançamentos tanto do Z4 como do M8.
Sendo ainda um concept, ainda que em versão quase final, pouco se sabe sobre a motorização, mas o mais provável é ser uma versão melhorada do V8 de 600cv do M5. Talvez com 641 cavalos?
There are no comments yet
Why not be the first