O novo supercarro da… Toyota!

Calma, para já é ainda um concept que não deverá ver a luz do dia nos próximos meses, mas isto promete!
Se bem se lembram, há coisa de dois anos foi apresentado o Yaris GRMN, com uma sigla nada sonante, que mais valia chamarem-lhe Yaris GR “Mestre do Nurburgring”, que é o que realmente quer dizer o MN. Mas siglas à parte, era a grande reviravolta da Toyota e os japoneses a mostrar que ainda sabiam fazer carros para quem gosta de carros!
image1_tcm-11-943219
Essa reviravolta está agora confirmada com a promessa de um supercarro. Sendo a Toyota japonesa, não podia fazer as coisas por menos e aposta numa perfeição tipicamente japonesa. Não há cá coisas a imitar Ferrari ou Porsche ou Lamborghini, nada disso, extrai-se o design, aerodinâmica e motor diretamente do carro de Le Mans, põe-se um volante e pneus de estrada e está feito.
001
OK, não é assim tão simples, mas a base é esta, pois o motor é o mesmo 2.4 V6 bi-turbo do carro do Campeonato do Mundo de Resistência, casado em comunhão de bens com um sistema híbrido de competição. Juntos (re)produzem 1000 cavalos e uma capacidade de aceleração capaz de revirar o almoço no estômago!
dav
Tal como dissemos, o GR Super Sport Concept é ainda um concept e não sabemos se virá com estas especificações para a estrada. O que sabemos é que a TOYOTA GAZOO Racing não brinca em serviço e adota uma filosofia contrária à das outras marcas que constroem o carro de competição baseado no de estrada. A filosofia é pegar em todo o conhecimento da investigação e desenvolvimento dos carros de competição e perceber como podem ser adaptados a carros de estrada. E isto é impressionante porque acreditem que um carro de Le Mans é das coisas mais fascinantes que pode haver, nós sabemos porque há menos de um ano estivemos dentro do Toyota TS050 Hybrid em Genebra.
IMG_20170310_184725
PANO_2017-03-10_19-46-04.jpg

A despedida

Publicado por Histórias Sobre Rodas em Sábado, 11 de março de 2017

Antes de terminarmos, gostaríamos só de relembrar que este renascimento do espírito da Toyota foi algo do qual já tínhamos falado neste vídeo e gostaríamos também de vos deixar com as palavras do sábio Sr. Akio Toyoda que no final do ano passado disse isto:

“More than 100 years have passed since the birth of the automobile. As the industry approaches times of tremendous change, I am strongly determined to make sure that cars will be fun for the next 100 years.”
“Mais de 100 anos passaram desde o nascimento do automóvel. À medida que a indústria se aproxima de uma mudança tremenda, eu estou fortemente determinado em assegurar-me de que os carros serão divertidos nos próximos 100 anos.”

Foda-se! Isto faz um petrolhead lacrimejar!

There are no comments yet

Why not be the first

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *