A nova Peugeot 508 SW

Um segmento em clara queda por causa dos SUV, mas esta nova 508 é uma evidente lufada de ar fresco no segmento.
Claramente o segmento D não tem tido os seus melhores dias, mas se há variante que ainda se vai vendendo são as break ou station, ou como se costuma dizer, “carrinha”. Se é bem verdade que uma das principais razões é o sucesso dos SUV, também é verdade que a maior parte dos modelos se tornaram demasiado conservadores, ou até mesmo… aborrecidos.
Esta não é uma dessas Histórias.
PEUGEOT_508SW_1806PB_179
Como podem ver nas imagens deste artigo, a nova Peugeot 508 SW foi buscar inspiração às shooting break para dar um aspeto mais desportivo ao seu novo modelo. Aliás, com o novo desenho das barras de tejadilho, esta nova versão consegue ser 6cm mais baixa e 5cm mais curta que a geração anterior, sem descurar o espaço interior. Para além disso, esta nova versão conta ainda com as portas sem moldura, tal como os coupé ou as shooting break.
Gostaríamos só de destacar o desenho da traseira que consegue ser um dos mais bem conseguidos da marca francesa, e quem sabe do mercado.
PEUGEOT_508SW_1806PB_102
Do exterior passamos para o interior, e as coisas aqui mantêm-se a um nível bastante alto. Não faltam espaços de arrumos e a qualidade dos materiais aparenta ser bastante elevada, ainda que a versão apresentada seja a GT Line, ou seja, a mais equipada e requintada. A bagageira perde 30 litros face à versão anterior, tem agora 530 litros, mas aparenta ser de fácil acesso, pode ser aberta automaticamente e tem ainda disponível o rebatimento eletrónico dos bancos traseiros.
PEUGEOT_508SW_1806PB_202
O mundo automóvel atravessa uma fase em que a tecnologia tem vindo a aumentar exponencialmente e esta nova 508 vem aumentar ainda mais a fasquia. Para além de todos os sistemas de segurança a que já nos habituamos (Travagem automática de emergência de última geração, Alerta de risco de colisão e transposição involuntária da faixa, Alerta de fadiga do condutor, Assistente automático de máximos, Reconhecimento alargado dos sinais de trânsito, Sistema ativo de vigilância do ângulo morto), a nova 508 traz uma série de novidades para a Peugeot:
– Sistema de visão nocturna (Night vision).
– Cruise Control adaptativo com função Stop & Go (Em situações de andamento em fila, o arranque do veículo é automático caso a paragem seja inferior a 3 segundos.)
– Ajuda à manutenção da posição na via de circulação, com escolha da via por parte do condutor
– Full Park Assist
 
PEUGEOT_508SW_1806STYP_201
No que toca a motores, a Peugeot não acredita no fim do Diesel e disponibiliza 4 motorizações:
– BlueHDi 1.5 130 cv (caixa manual)
– BlueHDi 1.5 130 cv (caixa automática)
– BlueHDi 2.0 160 cv (caixa automática)
– BlueHDi 2.0 180 cv (caixa automática)
A gasolina temos apenas duas e ambas apenas com caixa automática:
– PureTech 1.6 180 cv
– PureTech 1.6 225 cv
A partir de meados de 2019 estará também disponível uma versão Híbrida Plug-In a gasolina, com as baterias alojadas debaixo do banco traseiro.
Há 50 anos a Peugeot 504 massificou as station, será que agora a 508 vai fazer com que as “carrinhas” voltem a estar na moda?

There are no comments yet

Why not be the first

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *