O novo Audi Q8

Depois do Q2, Q3, Q5 e Q7, temos agora o Q8.
Comecemos pelo nome: em inglês soa a Kuwait e em português convém ser pronunciado “quê-oito” e não “Qoito” para não gerar trocadilhos. (Eu sei que seria normal no Histórias fazer já trocadilhos com o nome… mas vamos manter o nível!)
Olhando aos nomes da gama A, seria de esperar que o Q8 fosse o SUV luxuoso e o Q7 o SUV mais “desportivo”, mas ao que parece os papeis aqui estão invertidos e o Q8 apresenta-se como uma versão mais coupé do Q7, com as portas sem aro à volta do vidro e um aspeto mais “dinâmico” e “desportivo”, ainda que este Q8 seja mesmo anunciado como o SUV de topo da marca alemã.

Audi Q8

E sim, num topo de gama as “saídas” de escape estão tapadas!


Antes de mais: uma salva de palmas para a Audi por abandonar o efeito Matrioska no desenho dos seus carros e finalmente começar a ser possível distinguir os seus modelos à primeira vista!
Agora vamos ao que interessa: com 5 metros de comprimento, 2 de largura e 1,70 de altura, o Q8 é mais largo, mais curto e mais baixo do que o Q7. Dá para levar 5 pessoas confortavelmente e de acordo com a Audi bate a sua concorrência no espaço interior. Por concorrência entenda-se o BMW X6 e o Mercedes GLE.
Audi Q8

A cor dragon orange


O exterior é bastante colorido com a pintura exterior a contrastar com plásticos pretos, cinzentos e cromados. Se a isto juntarmos as jantes de 22 polegadas em duas cores dá para perceber que temos uma dose bem grande de contrastes. Bonito? A beleza está nos olhos de quem vê, mas acho que é inegável que o design consegue ser um dos mais atrativos e arrojados da marca.
Passemos para o interior: Luxo digital.
É que nem vale a pena estarmos a entrar muito em pormenores, basta ver aqui nas imagens que o nível de luxo é o esperado nesta gama e os botões foram substituídos por ecrãs tácteis de 10,1 polegadas para o sistema de info-entretenimento, 8,6 polegadas para a climatização e 12,3 para o “quadrante”.
Audi Q8
Por falar em tecnologia convém dizer que este carro está repleto dela, desde ajudas à condução e segurança (5 radares, 6 câmaras, 12 sensores ultra-sons e um laser scanner) até controlar o carro por telemóvel com uma aplicação. É tipo uma mistura de Star Wars com um filme do 007.
Audi Q8
E conduzir? Para já não se sabe bem que motores estarão disponíveis, apenas que todos vão contar com o sistema MHEV híbrido de baterias de 48 volts e que este Q8 vai receber o sistema Quattro a transferir 60% da potência para as rodas traseiras no modo normal ou, quando necessário, a maioria para o eixo que mais precise. É improvável que qualquer Q8 passe mais do que 1% do seu tempo fora do alcatrão, mas caso necessitem ficam a saber que podem contar com uma altura ao solo de 25,4cm e caso optem pela suspensão pneumática esta pode ainda ser ajustada até 9cm.
Não há ainda previsões para a chegada a Portugal, mas estamos bastante curiosos para o conhecer melhor. Se o viermos a experimentar já sabem que podem contar com um vídeo no nosso canal de YouTube!

There are no comments yet

Why not be the first

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *