Mercedes vs BMW – A Batalha das 4 portas

Não é novidade nenhuma que BMW e Mercedes andam picadas há anos. Também não é novidade que ambas têm as suas respetivas sub-marcas desportivas – M e AMG. O que era novidade até agora eram estes “coupé” que foram apresentados em Genebra. Aqui no Histórias as opiniões dividem-se quanto a esta nova moda de pôr 4 portas num coupé, basicamente foi o mesmo que chamar limousine a um VW Carocha. (esta história fica para ser explicada numa próxima)
Mas vamos por partes:
A Mercedes-AMG lançou uma versão 4 portas do seu Mercedes-AMG GT e chamou-lhe Mercedes-AMG GT 4-Door Coupé, um nome bastante original sem dúvida. Mas picuinhices à parte, estamos a falar de um 4 portas com potências que variam entre os 435cv no 6 cilindros do 53AMG e os 640cv no V8 da versão 63AMG S. Há ainda pelo meio a versão V8 de 585cv batizada 63AMG. Vamos só repetir uma coisa: 640 cavalos num carro de 4 portas. E que pode levar 2 ou 3 pessoas atrás, dependo da forma como o quiserem configurar.
 
d492465_1_1
Mas então qual é a diferença entre este e um CLS?!
A grande diferença é que enquanto o CLS, e praticamente todos os outros modelos, são carros da Mercedes que levam um tratamento AMG, este é mesmo um AMG de raiz, tal como o GT. Para além disso, o CLS não tem uma versão 63AMG, ainda que vá partilhar o motor 53AMG com o seu primo-gémeo. Aqui a ideia é que possam ter mais por onde escolher, e podem já começar a pensar nisso porque o lançamento para vendas é já este verão. Levar os miúdos à escola nunca foi tão rápido…
 
Familienzuwachs: Neues viertüriges Coupé von Mercedes-AMG. Mercedes-AMG GT 4-Türer Coupé: Performance trifft Design A new addition to the family: new four-door coupé from Mercedes-AMG. Mercedes-AMG GT 4-Door Coupé: performance meets design
Como havia já muitos rumores deste lançamento, a BMW decidiu que não podia ficar atrás e assim sem ninguém contar roubou as atenções de toda a gente e deitou cá para fora o concept M8 Grand Coupé. Basicamente para dizer: “Hey, não gastem já o dinheiro do folar num Mercedes, nós temos aqui um igual e mais agressivo!”
P90295459_highRes_bmw-concept-m8-gran-
Depois de já terem sido mostradas oficialmente algumas imagens do novo M8 camuflado e de já se conhecer a versão GTE com que o piloto português António Félix da Costa corre, era de esperar que em Genebra fosse dado a conhecer o novo M8 na sua versão normal. Era também esperado o novo Z4. Nada disto aconteceu! Em vez disso, a BMW surge com um concept do M8 na versão Grand Coupé, que é o seu nome para os coupé de 4 portas. Claramente uma tentativa de fazer frente à sua rival sem ofuscar os outros possíveis lançamentos. Ficaram assim adiados os lançamentos tanto do Z4 como do M8.
P90295453_highRes_bmw-concept-m8-gran-
Sendo ainda um concept, ainda que em versão quase final, pouco se sabe sobre a motorização, mas o mais provável é ser uma versão melhorada do V8 de 600cv do M5. Talvez com 641 cavalos?

There are no comments yet

Why not be the first

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.