Comprar usados em Portugal

Recentemente o canal de YouTube inglês Car Throtle publicou um vídeo sobre os países mais caros do mundo para comprar carros “fixes” usados, e Portugal aparece nessa lista mas sem uma razão aparente para isso.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=yBXcNcBnImc]
O propósito deste artigo é mesmo esse, explicar o porquê de sermos um país tão caro para comprar carros divertidos em segunda mão. Mas antes vamos a alguns pontos que no vídeo não estão lá muito corretos. Em primeiro lugar um Porsche Boxter S de primeira geração (1999-2004) pode realmente chegar aos 30 mil euros, mas já se arranja um na casa dos 20-25 mil euros. Em segundo lugar, e com uma diferença de preço bem maior, um Honda S2000 (carro de sonho do Vítor) não fica por 35 mil euros, mas sim na casa dos 20-25 mil euros, uma diferença bem grande. Mas mesmo assim, se compararmos aos preços do Reino Unido, onde um Honda S2000 anda na casa dos 7 mil euros, é uma diferença bem grande.

Para começar o Reino Unido não é um bom sítio para comparar porque lá os preços são bem mais baixos do que em outros países do mundo por algumas razões: conduzem no lado errado da estrada, o imposto de circulação para esses carros é altíssimo e os seguros são caríssimos, especialmente para um jovem adulto. Tudo isto faz com que um carro usado só possa ser usado lá e os mais divertidos se tornem caros de manter. E apesar de no vídeo dizerem que a gasolina é cara lá, cá consegue ser ainda mais cara.
Mas vamos ao que interessa, porque é que Portugal é tão caro? Bom, para começar os carros novos já são bastante mais caros que em outros países europeus, devido claro à injusta e “legalmente ilegal” carga fiscal. Aliás, há uma petição caso queiram assinar para acabar com esse “roubo”. Para além disso, o mercado de usados é bastante inflacionado pela grande procura, causada pela fraca venda de veículos novos causada pela razão acima mencionada e pelo baixo poder de compra dos portugueses. Como há muita gente que prefere um bom usado a um novo, acabamos por ter maior procura do que oferta, o que faz com que os preços acabem por ser mais altos.
PORSCHEBoxsterS-986--2856_5
Outra das razões que faz estes carros serem mais caros é sermos um país com uma cultura automóvel bastante virada para os clássicos e recentemente o número de entusiastas de “clássicos” dos anos 80-90 também tem vindo a aumentar. Então toda a gente pensa que um Honda S2000 ou um Mazda MX-5 são futuros clássicos e pede couro e cabelo por eles. Não me parece que o Porsche Boxter se encaixe muito nesta situação, mas como tem um emblema da Porsche os preços disparam.


Mas nem tudo é mau, e o preço de alguns destes carros acaba por não ser tão alto pela simples razão de serem a gasolina num país bastante virado para os carros a gasóleo. Para terem uma noção, quanto é que acham que custa um Audi S6 Avant com o motor V8 4.2 de 1996?
Já se consegue arranjar um por 9.000 euros! É mais barato que um Renault Clio usado a gasolina com um motor 900cc! E é um V8 com quase 300 cavalos!
58703340_1_1080x720_rev001
Por fim, se querem mais uma razão para os carros usados serem tão valorizados em Portugal, leiam este artigo que o nosso David Costa escreveu no outro dia.

There are no comments yet

Why not be the first

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *