Ao volante da Volvo V90

Quem já foi a festas de Erasmus no seu tempo de universidade, com certeza já passou, ou pelo menos assistiu, àquela situação engraçada de ver dois gajos a acotovelarem-se para sacar aquela nórdica toda boa. Há precisamente um ano era isso que se passava no Histórias Sobre Rodas, só que a sueca media quase 5 metros e já estava à nossa espera!
YT cover
Nós já sabíamos que a carrinha era bonita e que um carro de 70 mil euros não ia ser mau, mas se houvesse uma eleição para o carro mais confortável do mercado, eu tenho quase a certeza de que a V90 ia andar taco a taco com um Mercedes-Maybach. E isso é a primeira coisa que sentes quando estás dentro dela, o conforto e a sensação de isolamento do resto do mundo. Essa sensação de conforto estende-se também ao prazer de condução, não por uma condução dinâmica, mas mais uma condução relaxada, com uma caixa que sabe o que está a fazer sem ser bruta e um motor que se ouve mas não incomoda. Por falar em motor, o D4 com 190cv é aquele tipo de motor que assenta perfeitamente nesta ideia, não é muito potente para o peso, mas cumpre com o que se lhe pede e quando em modo dynamic parece que acorda e responde ainda mais depressa.
DSCN3778
Nós podíamos agora entrar aqui numa de começar a debitar especificações e tamanhos e medidas e não sei que mais, mas já sabem que o Histórias não é sobre isso. Muito sinceramente, se quiserem saber isso há muitos sítios na internet e nos catálogos das marcas onde podem ver tudo isso. Mas, quem anda numa sueca daquelas não fica indiferente ao tamanho e ao facto de que cabe tudo lá dentro e mais umas 5 pessoas todas à larga!
DSCN3765
A lista de equipamento neste tipo de carros é sempre material para uma série de folhas A4, então vamos só dizer que aqueles estofos em pele são divinais e o som daquelas colunas Bowers & Wilkins torna o interior numa autêntica sala de espetáculos acusticamente perfeita. Perfeita para ouvir música de qualidade…
DSCN3791 DSCN3792
Há quem diga que os gostos são subjetivos, mas no que toca à V90, ninguém consegue olhar e dizer que é feia, porque esteticamente é das coisas mais bem conseguidas que há no mercado! E depois há o Martelo de Thor! Enquanto que muitas marcas desenham os seus carros todos iguais para que as pessoas identifiquem a marca muito mais facilmente, a Volvo opta por uma solução muito melhor: o desenho das luzes em forma de martelo, o Martelo de Thor.
Volvo martelo
Agora a parte má: será que por 70 mil euros era esta a nossa escolha? Pois… é que por esse dinheiro já se compra um Jaguar F-Pace com motor equivalente, e desde que estivemos dentro de um na nossa primeira ida a Genebra que o andamos a namorar! Certo que são carros diferentes e enquanto a Volvo é uma station, o Jaguar é um SUV, mas no fundo os SUV vieram substituir as station, pelo menos a nível de popularidade…
Fiquem então com o vídeo que gravámos há precisamente um ano:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=V9YLiHQ-1cM&w=560&h=315]

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *